Faça parte de nossos grupos de Whatsapp

Estilo de vida

5 exercícios sem equipamentos e dicas para ganhar massa sem ter de ir à academia

É possível conquistar o corpo dos seus sonhos através de exercícios sem equipamentos, mesmo que demore um pouco mais para ver os resultados

Você quer definir o corpo ou começar a praticar uma atividade para melhorar questões de saúde, mas não é lá muito fã de academia ou de “puxar ferro”. Nesse caso, os exercícios sem equipamentos podem ser uma boa alternativa, por trabalham todo o corpo, trazem benefícios e podem ser feitos em qualquer lugar.

Mas é importante compreender que a paciência é essencial para os exercícios sem equipamentos darem certo. Esse tipo de treino ajuda a definir e a emagrecer, mas a hipertrofia de fato pode demorar mais a aparecer.

“No treinamento com peso do próprio corpo você ganha definição, força, equilíbrio e condicionamento físico, mas o ganho de volume muscular é inferior com relação à musculação”, observa a educadora física Cau Saad.

Um pouco mais sobre os exercícios sem equipamentos

Assim como nos treinos com equipamentos, fatores como o peso do seu corpo, a velocidade e a intensidade de execução e a quantidade de pausas que se faz ao longo da sessão influenciam nos resultados. Mas isso não quer dizer que seja preciso seguir um padrão de execução para ganhar massa ou perder gordura.

“É muito importante ressaltar a individualidade de cada um, pois a questão rápida, média, lenta e explosiva gera muita confusão”, como adverte Cau. Portanto, a melhor forma de garantir a qualidade do treino é adaptar a rotina de exercícios aos seus limites e capacidades, sem forçar a barra.

De toda forma, para garantir um bom ganho de massa muscular sem aparelhos, Cau lembra que é importante acionar as unidades motoras, para causar microlesões nas fibras musculares, que levam ao crescimento dos músculos. E a melhor forma de cumprir a orientação da educadora física é fazer o movimento devagar e de forma sustentada.

Por isso, focar-se na qualidade dos movimentos deve ser a prioridade para qualquer um dos exercícios sem equipamentos que você quiser fazer. “O movimento correto potencializa o resultado, salva o corpo de possíveis compensações, além de prevenir lesões”, orienta Cau.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NO DELAS.

Related posts
Estilo de vida

Mãe sabia que havia algo errado na gravidez e conta história de bebê natimorto

Estilo de vida

Horóscopo da semana de 24 a 30 de junho: interiorização e tensão no ar

Estilo de vida

Horóscopo do dia: previsões para 24 de junho de 2019

Estilo de vida

Nascida para matar: vespa-do-mar é o ser vivo mais letal que se conhece

Assine nossa newsletter e receba nosso boletim semanal

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *