Faça parte de nossos grupos de Whatsapp

Famosos

Ator Bruno Ganz morre aos 77 anos

Ganz ficou conhecido mundialmente por interpretar o ditador nazista Adolf Hitler em ‘A Queda’

O ator suíço Bruno Ganz morreu na madrugada deste sábado (16) em sua casa na cidade de Zurique, segundo a imprensa alemã. Ele tinha 77 anos de idade.

Nascido em 1941, Ganz dedicou décadas de sua carreira ao teatro e passou a ser mais conhecido do grande público através do cinema, a partir dos anos 1970.

Ganz se notabilizou por estrelar nos palcos e no cinema, incluindo o papel do ditador nazista Adolf Hitler em “A Queda” (2004) e Fernando Girasole em “Amor e Tulipas” (2000).

Ele foi reconhecido como um dos maiores atores entre os países de língua alemã.

Ganz era um dos atores favoritos do cineasta Wim Wenders, que o dirigiu em filmes como O amigo americano (1977), Asas do desejo (1987) e Tão longe, tão perto (1993).

O ator também desempenhou papéis importantes em filmes de língua inglesa, como Sob o domínio do mal (2004), O leitor (2008) e Os meninos do Brasil (1978).

Recentemente, no teatro, Bruno Ganz interpretou Fausto, de Goethe, na adaptação de Peter Stein. No ano passado, ele chegou a aceitar um papel numa encenação da ópera “A flauta mágica”, de Mozart, mas, com a saúde debilitada, teve que deixar o projeto.

Bruno Ganz e Matt Dillon em 'A casa que Jack construiu' — Foto: Divulgação
Bruno Ganz e Matt Dillon em ‘A casa que Jack construiu’ — Foto: Divulgação

“Com ele, perdemos não apenas um artista grandioso, que até o final trabalhou de forma intensiva e alegre em seus projetos, mas também um ser humano e amigo maravilho”, escreveu sua agente, Patricia Baumbauer. Segundo ela, o ator morreu em Zurique, cercado de familiares.

Seu último trabalho no cinema foi o papel de um personagem que remete à figura de Virgílio, da obra de Dante Alighieri, no filme de Lars von Trier “A Casa que Jack Construiu” (2018).

Em 1996, Ganz recebeu o prestigioso prêmio Iffland-Ring, tradicionalmente concedido aos melhores atores de teatro de língua alemã.

Sobre o autor

Jornalista, editor de Painel Político, consultoria e assessoria.
Related posts
Famosos

Leonardo DiCaprio divulga primeiro pôster de filme com Brad Pitt

Famosos

"A mamadeira de piroca ganhou as eleições no Brasil", diz Wagner Moura

Famosos

Louis Vuitton apaga referências a Michael Jackson de sua última coleção após documentário da HBO

Famosos

Astros em Hollywoody são presos por pagar para filhos passarem em vestibular

Assine nossa newsletter e receba nosso boletim semanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *