Batom vencido pode transmitir herpes e até mononucleose; fique atenta à validade

Read Time3 Minutes, 49 Seconds

Saiba identificar a vida útil de cada produto e dê adeus àquela maquiagem vencida

Sua maquiagem está vencida e você continua usando? Epa! Esse produto pode estar contaminado por bactérias e assim prejudicar a sua pele.

Lábios e olhos especialmente podem sofrer quando você aplica maquiagem vencida sobre eles.

“O xis da questão é que a partir do momento que o produto passa do prazo de validade, não oferece mais a ação do conservante e portanto pode estar contaminado”, explica a dermatologista Dra. Adriana Cairo, de São Paulo.

Infecções, alergias e irritabilidade no local afetado são os principais riscos de utilizar um produto que já passou do período de validade.

Mas você não sabe como identificar se aquele batom, que está já parado há um tempo no fundo da gaveta, ainda está no prazo? Calminha aí que nós vamos explicar.

Maquiagem vencida nunca mais

A maneira mais óbvia de saber se aquela make venceu ou não é observar a data escrita na embalagem. Nos produtos nacionais, ela está indicada como data de validade. Já nos produtos internacionais, o prazo está indicado dentro de um símbolo com o formato de um frasco aberto.

Mas caso você já tenha jogado a embalagem fora, outra opção é observar a textura, a cor, o cheiro e a eficiência do produto. Se algo tiver mudado, provavelmente o seu produto já venceu.

Confira abaixo o prazo médio de validade de cada tipo de produto, principalmente depois de aberto, quando as condições de armazenamento já não são mais as mesmas. Outra utilidade das informações a seguir é no caso de você jogar fora a embalagem, que geralmente contém o prazo determinado pelo fabricante.

Produtos cremosos (como base, corretivo e primers)

Imagem: Shutterstock

Validade: entre 1 ano e meio a 2 anos depois de abertos.

Como identificar: as fases (água e óleo) do produto ficam separadas, podem alterar a cor e o cheiro.

Consequência: acne, alergias (como dermatite de contato) e infecções locais do tipo bacterianas.

Produtos em pó (como sombras, pó compacto e blush)

Validade: 2 anos e meio depois de abertos.

Como identificar: podem sofrer alteração de cor e não pigmentar com tanta intensidade.

Consequência: de acordo com Adriana, tudo que é em pó tem uma durabilidade um pouco maior. Mas a pior patologia seria a dermatite de contato, que entra na parte alérgica.

Batom

Imagem: Shutterstock

Validade: 1 ano e meio depois de aberto.

Como identificar: eles mudam de textura, ficam com gosto diferente e cheiro ruim. A cor também pode ficar levemente alterada.

Consequência: contaminações virais, como herpes e mononucleose. “Em toda a área de mucosa há maior absorção de tudo o que é colocado nessa região, então o risco de ter algo infeccioso ou alérgico pode ser maior”, acrescenta a dermatologista.

Delineador

Validade: 1 ano depois de aberto.

Como identificar: eles ressecam e perdem a capacidade de pigmentação.

Consequência: irritabilidade e contaminação.

Máscara para cílios

Imagem: Shutterstock

Validade: 3 meses depois de aberta.

Como identificar: resseca e fica cheia de grumos (pequenos grãos).

Consequência: assim como o delineador, pode causar irritabilidade e contaminação.

Como prolongar a vida útil dos produtos?

Os prazos de validade você já sabe identificar. Mas o que talvez ninguém te contou é que dá para prolongar a vida útil de suas makes para que elas durem até a última gota!

Alguns cuidados especiais são necessários para preservar e prolongar a eficiência dos produtos. Guardar a make no banheiro? Melhor se sentar: é a pior opção.

Para Sônia Corazza, especialista nas áreas de pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos cosméticos, o banheiro é o lugar menos recomendado para guardar sua coleção de maquiagem. “É um ambiente com grande intensidade de micróbios, alta umidade e muita iluminação”, diz.

Totalmente ao contrário do que os fabricantes indicam, como:

  • armazenar em local fresco e seco
  • guardar o produto dentro do cartucho
  • armazenar longe da radiação solar
  • manipular os produtos sempre com as mãos limpas

Quanto menos contato com o ar, melhor

Preparada para cuidar melhor dos seus cosméticos e desapegar daquela maquiagem vencida?

Além disso, hábitos como deixar o delineador em gel aberto por muito tempo ou empurrar o aplicador da máscara de cílios várias vezes na hora de utilizá-la são algumas atitudes que comprometem a vida útil dos produtos.

As informações são do https://mybeauty.ig.com.br

0 0
0 %
Happy
0 %
Sad
0 %
Excited
0 %
Angry
0 %
Surprise
Close