Chinês é preso por espalhar notícia falsa sobre um dragão gigante que teria causado um terremoto recente

Read Time1 Minute, 24 Seconds

um homem de 50 anos de Chongqing, no sudoeste da China foi detido por postar uma imagem editada de um “dragão gigante“, que ele afirmava ser responsável por um terremoto que atingiu a província de Sichuan em 17 de junho.

A polícia de Yibin, onde 13 pessoas perderam a vida pelo terremoto de magnitude 6.0, disse que o suspeito identificado apenas como Zhang, foi detido na quarta-feira. Sua detenção, cujo mandato não foi especificado, ocorreu depois que uma força-tarefa foi criada para investigar o boato que tinha “atraído muita atenção e causou enorme pânico“, disse a polícia em um comunicado na Weibo, o Twitter chinês.

Zhang postou a imagem, que parece mostrar uma enorme cobra emergindo de uma encosta, com centenas de pessoas olhando a mesma casualmente, na Weibo na semana passada, junto com a legenda:

– “Um dragão gigante de 120 metros com um diâmetro de 1,5 metros saltou da água às 2 da tarde hoje, atraindo milhares de pessoas. O Comitê Municipal de Chengdu está muito preocupado com isso. Especialistas foram enviados para a área e dizem que o dragão está relacionado ao terremoto.”


O post seguia um terremoto de magnitude 6 que atingiu a cidade de Yibin e embora a edição da imagem seja de um amadorismo sem precedentes, foi massivamente compartilhada e curtida, o que levou a polícia de Yibin a investigar a fonte do rumor, acusando Zhang de provocar um “pânico social“.

Depois de ser detido, Zhang pediu desculpas por criar a imagem, explicando que ele só queria fazer uma brincadeira.

Veja a imagem ampliada:

As informações são do Shangai.lst

0 0
0 %
Happy
0 %
Sad
0 %
Excited
0 %
Angry
0 %
Surprise
Close