Como transformar voz em texto no WhatsApp sem apps de terceiros

Read Time1 Minute, 30 Seconds

Recurso está disponível para alguns modelos de aparelho Android e iOS

Quem nunca recebeu uma mensagem de áudio enquanto estava na reunião importante da firma e teve de aguardar ela acabar para saber do assunto, ou estava na rua sem fones de ouvido para ouvir o recado. Há quem adore o recurso do WhatsApp e aqueles que o detesta. Para agradar gregos e troianos, ensinamos aqui uma alternativa prática e sem apps de terceiros ou gambiarras bizarras.

A opção “ditado” é uma ferramenta nativa localizada no teclado de dispositivos Android e iOS. Em iPhones, por exemplo, a função pode ser ativada seguindo o caminho Ajustes > Geral > Teclado > Ativar Ditado. Ao ativá-la, um ícone de microfone aparece ao lado da barra de espaço no teclado. Já no Android, a disponibilidade da ferramenta varia de acordo com o modelo do telefone, em geral, o botão também mostra um microfone. Para ativá-la, basta acessar Ajustes > Idioma e Teclado > Pesquisa de Voz > Saída de Voz > Ativar.

No WhatsApp, basta tocar no botão e “ditar” a mensagem, que ela automaticamente será transformada em texto. A ferramenta também reconhece palavrões, mas apenas o iOS os transcreve na íntegra, já o Android censura os termos usando asteriscos.

Quanto à ortografia, o ‘ditado’ no iPhone consegue ser um pouco mais apurado quanto à pontuação. Ao falar “ponto”, “interrogação”, “exclamação” etc, os símbolos aparecem na tela. E, para que a ferramenta transcreva de forma mais exata possível a mensagem, basta falar de forma clara e mais lenta.

Além do uso prático no WhatsApp, a opção é bastante útil também para fazer anotações ou escrever e-mails.

ITMídia

0 0
0 %
Happy
0 %
Sad
0 %
Excited
0 %
Angry
0 %
Surprise
Close