Faça parte de nossos grupos de Whatsapp

Estilo de vida

Conheça os hábitos diários que podem prejudicar o seu cérebro

O estilo de vida contribui diretamente para a qualidade de vida do seu cérebro. Já parou para pensar por que se sente tão cansando, vive esquecendo as coisas, tem dificuldade para se concentrar ou vive com dores de cabeça? É hora de saber por que isso acontece.

São vários os fatores que podem afetar a sua saúde mental, desde os tipos de alimentos que você consome a certos hábitos diários.

Na galeria acima, descubra que costumes do dia a dia podem comprometer o funcionamento normal do cérebro.

Não tomar o café da manhã

Já ouviu falar dessa história que o café da manhã é a refeição mais importante do dia? Pois, não é por acaso. Durante as primeiras horas do dia, o cérebro precisa de nutrientes para continuar coordenando os processos fisiológicos depois do longo jejum na qual foi submetido.

Quando você não come no início do dia, o cérebro utilizará as reservas e terá que fazer um esforço excessivo para manter seu pleno funcionamento. Perdas da concentração e memória, mau humor e baixos rendimentos físico e intelectual podem ser reflexos disso.

Sedentarismo

A falta de exercício pode comprometer o funcionamento normal do cérebro a médio e longo prazos. A atividade física facilita o aprendizado, melhora o humor e previne os déficits de memória e raciocínio, relacionados ao avanço da idade.

Tomar muito café

Inibe a atividade de um neurotransmissor que funciona como um dos tranquilizantes naturais que se encontram no cérebro, causando a insônia.

A combinação de diuréticos e estimulantes levam a uma sobrecarga do cérebro, podendo provocar dores de cabeça. Também pode gerar inquietação, nervosismo, irritabilidade e ansiedade.

Fumar

A nicotina do cigarro causa estragos em seu cérebro, restringindo o fluxo de sangue, juntamente com o fluxo regular de glicose e oxigênio.

Ouvir som alto

Música alta pode afetar a memória e a aprendizagem, além de lesionar células do cérebro. Os decibéis elevados estão ligados a uma ligeira perda de tecido cerebral, que pode comprometer o funcionamento da massa cinzenta.

Privação de sono

Privar-se de sono acelera a morte das células cerebrais e nos mantém cansados e de mau humor todo o dia.

Bebida em excesso

A vida social beneficia o cérebro, mas muitos happy hours podem ter efeito negativo. Há uma relação direta entre o consumo constante de bebidas alcoólicas e o declínio cognitivo precoce.

Consumo elevado de fast food

Rica em gorduras, a junk food pode mudar os químicos presentes no cérebro, levando a sintomas associados à depressão e à ansiedade, segundo estudo da Universidade de Montreal.

Ficar horas em frente ao computador

Estar à frente do computador por muito tempo arruina a saúde da mente, podendo comprometer o seu funcionamento normal.

Agressividade e estresse

O estresse causa uma redução na capacidade mental, além de aumentar o risco de sofrer derrames cerebrais e infartos.

Refrigerante

A ingestão diária de refrigerante pode acelerar ao declínio cognitivo, distúrbios neurológicos e perdas de memória.

Alimentos processados

Esse tipo de comida, a exemplo de linguiças, salsichas e salames, deve ser evitado. As proteínas de carnes naturais ajudam o corpo a isolar o sistema nervoso, enquanto as processadas fazem exatamente o contrário.

Muita carne vermelha

O consumo excessivo de carne vermelha pode desencadear Alzheimer, segundo estudo da Universidade da Califórnia. Os resultados sugerem que o acúmulo de ferro, abundante na carne vermelha, pode causar danos oxidantes ao cérebro, aumentando o risco da doença.

Consumo elevado de açúcares

O predomínio de açúcares refinados, farinhas brancas, alimentos fritos e embutidos em nossa dieta causa má nutrição e interfere no desenvolvimento neurológico.

Related posts
Estilo de vida

Brasileiros preferem fé, em vez de estudo e trabalho, para melhorar de vida

Estilo de vida

Como Allan Kardec popularizou o espiritismo no Brasil, o maior país católico do mundo

Estilo de vida

Em 4 anos, 398 pessoas tiraram a própria vida em Rondônia; família é importante na prevenção

Estilo de vida

A youtuber vegana que enfureceu fãs ao ser filmada comendo peixe

Assine nossa newsletter e receba nosso boletim semanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *