É possível investir em ações com mais assertividade?

Read Time3 Minutes, 30 Seconds

É preciso que o investidor esteja bem informado para tomar as melhores decisões

Um fato que precisa ser desmistificado: definitivamente, o mercado acionário não é uma aposta. Todos os investimentos apresentam riscos e, com conhecimento e lançando mão de ferramentas adequadas, você pode conquistar melhores resultados.

Quer saber como ter mais confiança investindo? Saiba como fazer um manejo de risco eficiente!

Análise de perfil

Quando se investe em ações, não é possível precisar os rendimentos com antecedência, já que os preços dos ativos na Bolsa podem oscilar bastante. Para montar uma carteira de investimentos coerente, portanto, é preciso entender a tolerância aos riscos de cada investidor.

Assim, o primeiro passo para investir com mais assertividade é fazer uma análise de perfil. Estude para compreender se você é conservador, moderado ou arrojado para, em função desse entendimento, procurar opções no mercado que sejam condizentes com o seu perfil. 

Ajuda especializada

É preciso que o investidor esteja bem informado para tomar as melhores decisões. Para isso, ele pode contar com ajuda especializada. 

O mercado oferece profissionais como os analistas de investimentos, que são pessoas qualificadas para orientar os clientes a respeito de como operar corretamente na Bolsa Valores por meio de ferramentas, análises e estratégias confiáveis. Com base na experiência desses profissionais, mesmo o investidor iniciante pode fazer bons negócios.

O analista de investimentos pode auxiliar também o investidor por meio do fornecimento das carteiras recomendadas. Essas sugestões seguem análises técnicas e fundamentalistas, essenciais para a escolha de ativos com potencial de valorização. Na prática, uma carteira recomendada revela o conjunto de ativos que um ou mais analistas acreditam que tenham potencial de retorno, considerando questões que envolvem direta ou indiretamente as empresas, como o impacto de suas soluções diante do consumidor e o cenário econômico. 

Simulador de investimentos

Há ferramentas que podem contribuir para o entendimento na prática do investidor iniciante sobre o mercado de ações. É o caso do simulador de investimentos, uma plataforma na qual o usuário utiliza dinheiro fictício para operar no mercado acionário. A vantagem é poder usar dados do mercado real e errar sem medo nessa fase de aprendizado sobre a Bolsa de Valores.

Stop Loss e Stop Gain

Recursos como o Stop Loss permitem que o investidor estabeleça limites para não perder mais dinheiro do que pode com ações. Trata-se de uma ferramenta de automatização da estratégia, na qual é possível definir um valor de encerramento automático da operação quando o ativo atinge um determinado preço. Assim, é possível limitar o risco dentro da Bolsa e se precaver.

No sentido contrário, quando o ativo está em alta, o investidor pode usar o chamado Stop Gain, recurso guiado pela sua meta de ganho. Assim, determinando uma meta e automatizando o encerramento da operação quando o valor é atingido, o mecanismo finaliza a operação imediatamente, de maneira que o investidor não corra risco de não lucrar com aquele ativo.

A lógica do mercado

É preciso que o investidor atue de maneira racional, pois na lógica do mercado não há espaço para crenças limitantes. Nesse sentido, o bom investidor é aquele que atua estrategicamente, planejando-se e tendo o devido controle emocional para administrar as suas operações.

Como as oscilações são frequentes no mercado de ações, os ganhos trazem alegrias e as perdas podem causar dores. Assim, sem o devido cuidado, você pode ter a percepção errada sobre o seu resultado e pode ser levado a agir no impulso, justamente em um ambiente que costuma punir esse tipo de reação: a Bolsa de Valores. Um dos segredos para isso, portanto, está no controle emocional: para obter sucesso no mercado de ações, é importante ter conhecimento a respeito de sua natureza e manter o sangue frio diante de perdas, ganhos e riscos, seguindo-se firme à sua estratégia.

Quer saber mais sobre controle emocional do investidor? Leia o nosso artigo com os ensinamentos do Daniel Kahneman!

0 0
0 %
Happy
0 %
Sad
0 %
Excited
0 %
Angry
0 %
Surprise
Close