Faça parte de nossos grupos de Whatsapp

Estilo de vida

Os pacientes que pedem eutanásia para morrer antes que o Alzheimer os domine

Documentário que filmou trajetória de paciente holandesa em estágio inicial de demência que pediu para que fosse posto um fim a sua vida levanta debate sobre até quando pessoas nesse caso podem e deveriam ter direito de mudar de ideia.

Não é incomum que holandeses com demência solicitem a eutanásia, mas, nos estágios finais da doença, eles podem não ter capacidade de confirmar seu consentimento para o procedimento – um médico está sendo processado em um caso assim. O medo de ter seu pedido recusado em situações do tipo está fazendo com que alguns peçam para morrer antes do que gostariam.

Annie Zwijnenberg nunca teve dúvidas do que desejava. “O neurologista disse: ‘Sinto muito, mas não há dúvidas. É doença de Alzheimer”, conta sua filha, Anneke Soute-Zwijnenberg, ao descrever o momento em que sua mãe foi diagnosticada. “E ela falou: ‘OK, então sei o que eu quero'”.

O irmão de Anneke, Frank, acrescenta: “Talvez ela tenha hesitado por cinco segundos e disse: ‘Agora, eu sei o que fazer’.” Ambos sabiam que Annie estava se referindo à eutanásia.

No caso de Annie, houve um consentimento consistente e claro. Mas há casos na Holanda em que o consentimento do paciente é menos consistente e, nos momentos finais, menos claro.

Documentário retratou a eutanásia de Annie Zwijnenberg

A história de Annie foi retratada pelo filme Before It Too Late (“Antes Que Seja Tarde Demais” em inglês), do diretor holandês Gerald van Bronkhorst. O documentário mostra a jornada de Annie pelos meandros da convivência com a doença de Alzheimer, culminando em sua morte por eutanásia aos 81 anos.


CORTESIA DO FILME ‘BEFORE IT’S TOO LATE’

O filme mostra uma mulher que tinha orgulho de ter criado três filhos sozinha, gostava de escalar montanhas e era uma pessoa tinha muita fé religiosa – abalada pela demência.

“Costumava escalar, esquiar ou fazer qualquer outra coisa”, diz Annie no filme. “Na minha cidade, diziam: ‘Annie está sempre em movimento’. Colocava minha mochila nas costas e saía para fazer uma caminhada. Andava o dia todo. Agora, não posso fazer nada. Fico confusa o tempo todo.”

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NA BBC.

Related posts
Estilo de vida

Sexo, fantasias, companhia, presentes: como é a vida das acompanhantes de luxo

Estilo de vida

Vai de carro ao Peru? Não deixe de passar em Puno e conhecer Garden Of San Blas em Cusco

Estilo de vida

Idosos com mais de 70 anos fazem filme pornô para mostrar sexo na terceira idade

Estilo de vida

Criança de três anos quase morre após engasgo com pipoca e mãe faz alerta

Assine nossa newsletter e receba nosso boletim semanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *