Polícia Federal deflagra Operação YBYRÁ

Compartilhe
Read Time1 Minute, 49 Second

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (4) uma operação para combater uma organização criminosa que atuava no processo de extração ilegal de aroeira.

A atividade acontecia dentro da Terra Indígena Sararé, localizada em Conquista D’Oeste, a cerca de 540 km de Cuiabá.

A investigação apontou a participação de lideranças indígenas na estrutura da organização. De acordo com a Polícia, os índios envolvidos permitiam a exploração da reserva em troca de pagamentos periódicos ou outros benefícios.

Durante a operação, 25 ordens judiciais expedidos pela Justiça Federal de Cáceres foram cumpridas. Entre elas, 12 mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão em Nova Lacerda e Conquista D’Oeste.

Foram presos indígenas, madeireiros e uma grande propriedade rural está sendo arrestada (apreendida judicialmente) por ter adquirido madeira oriunda da reserva indígena.

A investigação teve início em 2017, a partir de uma prisão em flagrante realizada em uma ação de fiscalização de Terra Indígena. O objetivo na época era, justamente, coibir a prática de crimes ambientais no interior das reservas.

A aroeira é uma espécie que tem o corte proibido em floresta primária desde 1991.

No período da investigação, foram apreendidas mais de 1,2 mil lascas de aroeira avaliadas em mais de R$ 50 mil.

Os presos estão sendo conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal em Cáceres onde serão ouvidos e encaminhados à cadeia local, permanecendo à disposição da Justiça.

A Polícia Federal ainda investiga a possível participação de outras pessoas no esquema, responsáveis pela aquisição da aroeira.

Todos devem ser indiciados pelo crime ambiental e pela organização criminosa, bem como os imóveis serão apreendidos para ressarcimento dos danos causados.

O nome da operação faz menção ao significado das palavras “árvore, tronco, madeira” no dialeto tupi.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 04/12, uma operação para combater a ação de uma Organização Criminosa que atuava no processo de extração ilegal de aroeira na região da Terra Indígena Sararé
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Close