Faça parte de nossos grupos de Whatsapp

Estilo de vida

Posso cozinhar com azeite extra virgem?

Cozinhar com azeite extra virgem é saudável. Azeite é fonte de boas gorduras e antioxidantes poderosos, fatores que fazem dele uma ótima escolha para preparar alimentos, mesmo em altas temperaturas.

Óleos, quando expostos ao calor, podem ser danificados e formar diversas substâncias nocivas, como peróxidos lipídicos e aldeídos, os quais são carcinogênicos. Mas isso ocorre apenas se forem ricos em gorduras poli-insaturadas, como é o caso dos óleos vegetais (canola e soja, por exemplo).

O azeite é rico em gordura monoinsaturada, além de ser estável quando aquecido. E quanto mais saturado, mais resistente ao calor.

Escolha um bom azeite. E lembre-se de que, mesmo sendo uma gordura incrivelmente saudável, tudo em excesso traz malefícios

De acordo com o departamento de agricultura dos Estados Unidos (USDA), o azeite é composto de 73% ácidos graxos monoinsaturado, 11% poli-insaturado e 14% saturado. Ou seja, somando a % das gorduras resistentes ao calor — mono + saturada –, temos 87% de compostos resistentes a altas temperaturas no azeite.

O azeite extra virgem é rico em antioxidantes que combatem a oxidação. Por isso, pode ser submetido ao cozimento. Quanto mais antioxidantes, mais resistentes à oxidação.

O ponto de fumaça do azeite extra virgem é em torno de 375 a 420º, outro motivo que o faz ser ótima escolha para cozinhar.

Escolha um bom azeite. E lembre-se de que, mesmo sendo uma gordura incrivelmente saudável, tudo em excesso traz malefícios.

Consulte um nutricionista para ajustes individuais.

Do Metrópoles

Sobre o autor

Jornalista, editor de Painel Político, consultoria e assessoria.
Related posts
Estilo de vida

Sexo, fantasias, companhia, presentes: como é a vida das acompanhantes de luxo

Estilo de vida

Vai de carro ao Peru? Não deixe de passar em Puno e conhecer Garden Of San Blas em Cusco

Estilo de vida

Idosos com mais de 70 anos fazem filme pornô para mostrar sexo na terceira idade

Estilo de vida

Criança de três anos quase morre após engasgo com pipoca e mãe faz alerta

Assine nossa newsletter e receba nosso boletim semanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *