Para seus contatos
Read Time2 Minute, 31 Second

Na quinta-feira (19) eram 84 casos suspeitos no estado; não há confirmados. Ministério da Saúde contabiliza 61 casos sob investigação, segundo balanço mais recente

O governo de Rondônia informou que até a manhã desta sexta-feira (20) havia 92 casos suspeitos do novo coronavírus no estado, e que não há casos confirmados, segundo novo boletim. Até a última atualização do balanço do Ministério da Saúde, o estado contabilizava 61 casos suspeitos da Covid-19, mas também não havia nenhum confirmado. As investigações ocorrem em 11 municípios, sendo eles:

  • 55 em Porto Velho
  • 11 em Alvorada do Oeste
  • 7 em Ji-Paraná
  • 5 em Cacoal
  • 5 em Vilhena
  • 3 em Ouro Preto do Oeste
  • 2 em Pimenta Bueno
  • 1 em Espigão do Oeste
  • 1 em Jaru
  • 1 em Nova Brasilândia do Oeste
  • 1 em Santa Luzia do Oeste

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) não informaram quantos casos da Covid-19 foram notificados no total.

Na quinta-feira (19) eram 84 casos suspeitos em Rondônia. Entre os investigados está o de uma criança de Vilhena, que apresentou sintomas após retornar de uma viagem feita aos Estados Unidos (EUA).

Confirmação em Ji-Paraná

Na noite de quinta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná confirmou o primeiro caso positivo de coronavírus em Rondônia. O paciente é um morador de São Paulo de 29 anos, que estava na cidade a trabalho.

Após sentir os sintomas, ele contratou uma equipe médica particular, que fez o exame para Covid-19. Moradores de Ji-Paraná revelaram nas redes sociais que o infectado teria palestrado para mais de 100 pessoas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, amostras do paciente foram coletadas na cidade e encaminhadas para análise em laboratório da rede de saúde privada. Depois da coleta, o paciente infectado fretou voo particular e retornou para São Paulo, onde permanece em observação médica e isolamento.

Como os exames do paciente de Ji-Paraná foram feitos em um laboratório particular, o caso ainda não é confirmado pela Sesau.

Ao G1, o coordenador estadual do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Sid Orleans, informou que o exame realizado em Ji-Paraná foi feito em um laboratório particular, e portanto, neste momento, a secretaria de saúde Rondônia e o Ministério da Saúde não confirmam a informação.

Testes locais

Através de uma live no Facebook, o governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, informou que o estado passará a fazer os testes de coronavírus a partir desta quinta.

Com a mudança, Marcos Rocha disse que Rondônia não vai mais precisar enviar amostras de casos suspeitos da Covid-19 para testes em laboratórios fora do estado.

Rondônia recebeu, na última quarta-feira (18), os kits do Ministério da Saúde. Os testes serão feitos por uma biomédica do Lacen, que recebeu treinamento específico do ministério.

O chefe do estado também pediu que as pessoas evitem sair de casa sem necessidade. Estados vizinhos a Rondônia, como Acre e Amazonas, já registraram casos positivos para Covid-19.

Via G1