Faça parte de nossos grupos de Whatsapp

Estilo de vida

Saiba como os atletas profissionais perdem peso tão rápido com água, mas atenção, recomenda-se prudência

Conheça as vantagens e riscos de método popular entre lutadores

Você já se perguntou como os atletas profissionais conseguem perder peso em tempo recorde para que possam competir em uma determinada categoria? Não, não é preciso sofrer com exercícios físicos extenuantes por horas seguidas! Mas há um método usado, muito popular entre os lutadores, que ajuda a emagrecer alguns quilinhos super rápido. 

Mais de 50% do corpo humano é composto de água, sendo o tecido muscular constituído por mais de 75% de água. O seu corpo é como uma esponja – Pense no seu corpo como uma esponja. Algumas gotas de água serão absorvidas e seu corpo vai segurá-la. Mas o oposto, a desidratação, também pode acontecer.  Os lutadores e outros atletas que competem em esportes com categorias de peso usam estratégias para emagrecer rapidamente para que possam ficar leves o suficiente para mudar de faixa e estarem aptos a competirem. Mesmo os atletas de hipismo ou polo são conhecidos por diminuírem o peso antes de grandes disputas.

Atletas e lutadores usam esse método para perder peso rapidamente

Os atletas usam um método à base de ingestão considerável de água para reduzir o peso. Esta técnica é essencialmente uma maneira de fazer o corpo para liberar o máximo de água possível, sem causar desidratação total. O método funciona essencialmente através da manipulação da ingestão de sódio, carboidratos e água. A aldosterona, o hormônio responsável pela regulação de eletrólitos e retenção de água, terá um papel fundamental nesta técnica. A possibilidade de morrer de ingestão excessiva de água por intoxicação e hiponatremia (desequilíbrio eletrolítico) realmente existe. A morte por intoxicação por água geralmente é resultado de complicações de saúde e outros fatores, incluindo exercícios físicos no calor extremo.

Neste processo, você estará bebendo muita água durante todo o dia, mas não em um curto período de tempo. Assim, desde que você faça uma dieta balanceada, seus níveis de sódio não ficarão perigosamente baixos. Se bem feito, é uma técnica segura.  Tome cuidado para não perder peso através da desidratação, porque pode ser extremamente perigoso. Essa estratégia não é recomendada.

Sede, urina mais escura que o normal, fadiga, dores de cabeça, boca seca, tontura e perda de apetite são alguns dos sintomas que você pode sentir quando está levemente desidratado. Isso é perigoso e não é a melhor maneira de perder peso rapidamente.  O que você come, desempenha um papel fundamental neste método, mas dietas radicais em que você reduz drasticamente a ingestão calórica de alimentos pode ter um efeito negativo sobre o seu metabolismo, hormônios e saúde em geral. O mais recomendável é uma dieta equilibrada, aliada a exercícios, são essenciais para perda de peso a longo prazo. Tomar bastante água agiliza esse processo, sem consequências graves.

Digamos que você tenha um evento importante em um sábado e queira perder uns quilinhos. Você pode iniciar o método de ingestão de água na segunda-feira.

Antes de começar – Pese-se todas as manhãs de jejum depois de ir ao banheiro. Você pode fazer isso por apenas alguns dias, mas quanto mais adotar esse hábito, você terá mais noção de quanto está perdendo de peso pela noite.

Ingestão diária de água – Para você ter uma ideia, vamos supor que você beba aproximadamente dois litros de água por dia. Lembre-se: café, outras bebidas e muitos alimentos contêm água.

Segunda-feira – Na segunda-feira, aumente sua ingestão de água de um a dois litros. Então, se você já bebe dois litros por dia, opte por três a quatro litros por dia. Você vai urinar mais e começará a perceber a diferença na quantidade de peso que perde durante a noite. O que comer? – Evite açúcares, pão, macarrão, arroz, batatas brancas e quaisquer produtos que contenham farinha. Você também deve cortar todos os tipos de produtos lácteos. Todos esses alimentos retêm água. Mas você ainda pode comer carboidratos. Opte por batata-doce, aveia e legumes fibrosos.

De segunda à quarta – Não há necessidade de restringir qualquer outro grupo de alimentos em particular. Mas coma alimentos salgados só até quarta-feira.

Quarta – Beba um litro extra de água ao longo do dia e certifique-se de ter um banheiro nas proximidades: você precisará dele!

Quinta e sexta-feiras – Elimine todos os carboidratos da sua dieta. Coma apenas proteínas e gorduras. Não adicione sal extra à comida. O sódio natural nos alimentos deve ser suficiente para manter os níveis estáveis. A eliminação de carboidratos irá esgotar o armazenamento de glicogênio de seus músculos. Isso fará com que você pareça e se sinta ‘mais leve’. Se você tiver alguma massa muscular, provavelmente se sentirá mais magro. Aumente a ingestão de água gradualmente de 500 ml a um litro por dia. Mais uma vez, o banheiro será seu melhor amigo!

Sexta-feira – Reduza drasticamente a ingestão de água para cerca de dois a um litro. Atletas costumam cessar toda a ingestão de água mais cedo, mas você pode fazê-lo de três a quatro horas antes de ir para a cama.

Sexta e sábado – Você notará que continuará a fazer xixi mesmo depois de parar de beber água. Na verdade, não é incomum se levantar no meio da noite para ir ao banheiro.

Sábado – Pese-se como de costume. Você deve ter perdido uma boa quantidade de peso.  O próximo passo? – Você estará levemente desidratado agora, então é importante reabastecer seus níveis de glicogênio e eletrólitos.

Coma, mas com moderação – Comece a comer e a beber normalmente de novo, mas não se empanturre de comida. Tomar uma bebida esportiva pode ser útil, mas não exagere. Você recuperará o peso e se sentirá mais cheio novamente em um curto espaço de tempo.

Mantenha-se saudável – Mais uma vez, o método não é uma maneira recomendada de perda de peso a longo prazo. A técnica pela ingestão de água só deve ser usada em circunstâncias específicas e, se possível, sob supervisão médica.

Notícias ao Minuto


Sobre o autor

Jornalista, editor de Painel Político, consultoria e assessoria.
Related posts
Estilo de vida

Sexo, fantasias, companhia, presentes: como é a vida das acompanhantes de luxo

Estilo de vida

Vai de carro ao Peru? Não deixe de passar em Puno e conhecer Garden Of San Blas em Cusco

Estilo de vida

Idosos com mais de 70 anos fazem filme pornô para mostrar sexo na terceira idade

Estilo de vida

Criança de três anos quase morre após engasgo com pipoca e mãe faz alerta

Assine nossa newsletter e receba nosso boletim semanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Worth reading...
Ela tem 19 anos e o marido, 62: “Ele é muito maduro e me trata como uma rainha”