Veja como a tecnologia avança nas lojas virtuais

Read Time5 Minutes, 38 Seconds

Descubra de uma vez por todas como o varejo online está aproveitando as inovações tecnológicas a seu favor!

Desde seu surgimento, as lojas virtuais buscam trazer novos recursos e ferramentas para melhorar a experiência dos consumidores online. 

Mas, não se trata apenas disso, pois a tecnologia serve para impactar e mudar os comportamentos na hora das compras, sendo indispensável às pessoas hoje em dia.

A prova disso é que o ambiente virtual já domina o mercado, pois de acordo com dados da PwC, o número de brasileiros que compram pela internet aumenta cada vez mais, onde atualmente cerca de 7 a cada 10 pessoas fazem compras online frequentemente.

Tal sucesso frente às lojas físicas é devido aos recursos tecnológicos inovadores, onde se tem a facilidade de fazer compras no supermercado sem sair casa ou até mesmo buscar um curso profissionalizante totalmente online.

Por isso, pequenos, médios e grandes negócios investem cada vez mais em recursos e ferramentas que proporcionem maior praticidade e agilidade no setor do e-commerce, seja por meio de plataformas ou aplicativos.

E para você não ficar de fora dessa, no tema de hoje vamos lhe explicar tudo sobre a tecnologia nas lojas virtuais. Veja mais detalhes a seguir!

Como a tecnologia favorece as lojas virtuais?

Independentemente de você ser empreendedor ou não, com certeza você tem ideia sobre as vantagens proporcionadas pelas plataformas e aplicativos de vendas online, não é mesmo?

Talvez por isso que a experiência de compra virtual tenha crescido tanto nos últimos anos, pois se tem:

  • Mais economia: as lojas virtuais não possuem alguns gastos fixos que as lojas físicas têm, como funcionários, despesas com aluguel, água e luz, estoque e etc.
  • Maior praticidade: é possível comprar algo que se precisa no conforto da sua casa, no tempo que tiver disponível, sem precisar ter que se deslocar até a loja fixa e com total liberdade e calma para finalizar a compra quando achar mais conveniente
  • Maior variedade: as lojas de e-commerce (se está se perguntando o que é e-commerce, é a mesma coisa de loja virtual) oferecem o que há de melhor no mercado mundial, muitas vezes com produtos e serviços que ainda nem foram lançados no Brasil. Além disso, pela internet ser um mar de infinidades, há vários profissionais e nichos a serem explorados, tendo uma gama maior de opções.

Isso demonstra que as transações feitas via internet são cada vez mais promissoras e fundamentais na vida dos brasileiros, considerando que o consumidor digital busca suprir suas necessidades de forma rápida e econômica, já que com a rotina atual é cada vez mais complicado ter tempo e disposição para frequentar lojas físicas.

Sendo assim, veja a seguir quais são nos novos recursos tecnológicos aplicados nas lojas virtuais do país!

Veja como a tecnologia tem avançado no e-commerce

Diariamente passamos, ao menos uma vez, por alguma plataforma ou aplicativo de venda virtual, não é verdade?

Porém, na maioria dos casos, não percebemos as novidades e recursos disponíveis presentes nesse espaço para facilitar a nossa experiência de compra.

É por isso, que listaremos a seguir algumas das ferramentas tecnológicas que estão em alta no mercado das lojas virtuais, vamos conferir?!

  1. Experiência mobile

É super comum ter acesso à um aplicativo de venda de uma determinada marca, mas saiba que nem sempre foi assim, sendo esse um dos recursos mais promissores dos últimos anos.

Somos um dos povos mais conectados do mundo, pois de acordo com dados da Telebrasil, cerca de 127 milhões de brasileiros se conectam à internet diariamente. 

Desse percentual, 71 milhões são de acessos através de smartphones, ou seja, o aparelho celular e a experiência mobile são indispensáveis a qualquer negócio.

Por isso, para atender essa demanda de mercado, muitas lojas físicas estão migrando para os ambientes virtuais, assim como criando aplicativos de compras para seus clientes, visto que esses suprem com maior agilidade as necessidades dos consumidores.  

  1. Assistência virtual

No mundo digital, quem não está sempre presente acaba perdendo espaço para a concorrência e uma alternativa tecnológica que as lojas virtuais encontraram para isso foi através da assistência virtual.

Qualquer loja online hoje em dia que se preocupa com o atendimento impecável e a satisfação de seu cliente dispõe de um canal de atendimento 24 horas, seja via redes sociais, e-mail ou softwares de atendimento robotizado.

Pode ter certeza que esse cuidado a mais faz toda a diferença em qualquer negócio, pois o consumidor se sente mais confiante quando tem uma pessoa sempre a sua disposição para esclarecer dúvidas, dar informações, além claro de garantir o bom andamento da compra.

  1. Realidade aumentada

Um dos maiores problemas de comprar pela internet é que em algumas situações não se tem clareza total de um determinado produto, coisa que no contato na loja física poderia ser resolvido mais facilmente. 

Para sanar essa deficiência do mercado das lojas virtuais, cada vez mais é comum encontrar sites e aplicativos que dispõe de um recurso de realidade aumentada.

Essa tecnologia permite que o cliente experimente aquilo que deseja comprar antes de finalizar o pedido, tendo uma noção real.

Isso pode ser desde a escolha de uma tinta para a parede da sua sala até colocar a roupa escolhida em uma foto sua, vendo visualmente como ficaria.

Assim, mesmo que essa ferramenta ainda seja pouco explorada no e-commerce aqui no Brasil, especialmente quanto à experiência offline, saiba que é uma necessidade emergente e que atrai uma quantidade enorme de clientes. 

Considerações finais

Portanto, vender à distância não é mais baseado apenas naquela ideia inicial de 1990, já que os consumidores possuem outras necessidades e o mercado também mudou, tendo uma infinidade de recursos modernos e tecnológicos a sua disposição.

Hoje em dia, grandes potencias no setor de e-commerce estão revolucionando a forma como as pessoas compram, como Amazon, eBay e Rakuten.

Nesse sentido, um bom percentual das vendas concretizadas são baseadas na boa experiência que o consumidor teve com a plataforma ou aplicativo e nas estratégias de vendas e publicidade online.

Então, é preciso começar hoje mesmo a pensar fora da caixa, pois o consumidor só será atraído para negócios inovadores, ou seja, que contam com sistemas e ferramentas que lhe proporcionem a melhor experiência no mercado!

Uma empresa que se preocupa com recursos de inteligência artificial, compra e entrega facilitada e marketing, sem dúvida alguma tem seu lugar ao sol no mercado!

0 0
0 %
Happy
0 %
Sad
0 %
Excited
0 %
Angry
0 %
Surprise
Close