Faça parte de nossos grupos de Whatsapp

Economia

Vendas de carros automáticos no Brasil vão superar as de manuais em 2019

Com o barateamento da tecnologia, o câmbio automático é um item cada vez mais presente nos carros populares. Veja alguns dados sobre a realidade

Neste ano, pela primeira vez na história, o mercado brasileiro consumirá mais carros com câmbio automático do que os manuais. Essa é uma das várias conclusões do estudo Automotive Brasil 2030, feito pela consultoria brasileira Bright Consulting. A marcha dos automáticos, com o perdão do trocadilho, vem aumentando a cada ano. Em 2015 eles eram 34% do mix nacional. Em 2017 superaram a barreira dos 40% (chegaram a 43%), até bater em 49% no ano passado. Logo, 2019 será o ano da virada.

A inclusão de opções com câmbio automático em modelos compactos na faixa de R$ 50 mil está sendo decisiva nessa virada para os modelos sem pedal de embreagem. E a tendência é que apenas os carros mais baratos, voltados para frotistas, mantenham opção de câmbio manual nos próximos anos, de acordo com a Bright Consuilting.

Venda de carros automáticos devem superar a de veículos com câmbio manual

Com a atual onda de automação da condução veicular, e também da conectividade, nada mais natural que cada vez menos pessoas queiram ficar manuseando o câmbio, sobretudo no trânsito pesado. Essa virada para o câmbio automático terá impacto em breve até na forma como se aprende a dirigir e na habilitação de motoristas.

O câmbio automático conquista espaço entre os populares

Praticidade e conforto são os maiores atrativos do câmbio automático, principalmente em cidades cheias de tráfego intenso
Divulgação / Praticidade e conforto são os maiores atrativos do câmbio automático, principalmente em cidades cheias de tráfego intenso

De olho no aumento da procura pelos carros automáticos, as fabricantes lançam versões mais em conta. O melhor exemplo disso é o Volkswagen Gol, ganhou uma versão automática, no segundo semestre de 2018. Já é possível andar de carro zero por aí, sem trocar de marcha, a partir de R$ 57 mil. A tendência é que cada vez menos pessoas das novas gerações saiba lidar com alavanca de câmbio manual e pedal de embreagem. Como, por sinal, já ocorre há muito tempo nos Estados Unidos, o que se reflete no número de vendas dos carros automáticos .

Nos EUA, há carros manuais com o passo a passo para usá-lo. Cortesia da popularização do câmbio automático
Divulgação – Nos EUA, há carros manuais com o passo a passo para usá-lo. Cortesia da popularização do câmbio automático

A proposta de uma CNH exclusiva para dirigir carros com câmbio automático foi aprovada em dezembro por uma comissão do Congresso Nacional, mas ainda deverá ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça. Caso seja aprovada, pessoas com esse tipo de CNH poderão ser multadas se estiverem dirigindo um carro manual . Talvez com infração gravíssima e retenção temporária do veículo.

Sobre o autor

Jornalista, editor de Painel Político, consultoria e assessoria.
Related posts
Economia

Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC

Economia

Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã

Economia

Concorrente da Empiricus promete doação a ONG de crianças com câncer se a Bettina provar seus ganhos

Economia

Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/China participa de reunião na Fecomércio/RO

Assine nossa newsletter e receba nosso boletim semanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *