XVideos estaria encerrando as atividades no Brasil: fake news ou verdade?

Compartilhe
Read Time1 Minute, 44 Seconds

O Brasil é o segundo país no mundo com mais acessos na XVideos

Uma polêmica tem circulado pela internet nesta semana. Um suposto tweet do site XVideos, especializado em streaming de conteúdo adulto, informou que a plataforma encerraria as suas atividades no Brasil e em mais 25 países. O público brasileiro do site — que não é pouco — ficou agitado com o boato. Será que a informação procede?

A resposta curta é: não. Analisando a imagem, é possível identificar diversos pontos que levam a concluir que é farsa. Acompanhe:

1. A conta que aparece na imagem (“@Xv”) não existe — nem poderia existir, já que é obrigatório ter ao menos 4 caracteres cadastrados para criar uma conta no Twitter. O “arroba” original é @xvideoscom;

2. A imagem mostra um selo azul de verificação; contudo, a empresa nunca recebeu tal selo no Twitter. Logo, mais um ponto falso;

3. O tweet está totalmente em português, e as publicações da página são feitas somente em inglês;

4. Há diversos erros de gramática na frase, indicando que não houve envolvimento profissional na produção do conteúdo.

O Brasil é o segundo país no mundo com mais acessos na XVideos, sendo absolutamente relevante para o site. Um encerramento desse porte seria notificado até mesmo em mídias internacionais.

Como não cair em ‘fake news’?

O site E-Farsas busca desmistificar todo tipo de boato que circula a internet. Se surgir dúvida, é bom dar uma checada por lá. Além disso, é essencial verificar as fontes do conteúdo (quem publicou, em qual data e se existem outros veículos que comprovam a informação).

Tenha bastante cautela ao acreditar em notícias passadas pelo WhatsApp, pois o aplicativo tem sido muito utilizado na propagação de fofocas; por fim, nunca se esqueça, também, de ler a matéria completa e com bastante atenção.

Em 2017, o Conselho Nacional de Justiça publicou um guia que ajuda a evitar a propagação de informações duvidosas. Confira aqui.

Tecmundo / E-farsas

0 0
Happy
Happy
50.00 %
Sad
Sad
0.00 %
Excited
Excited
0.00 %
Sleppy
Sleppy
0.00 %
Angry
Angry
50.00 %
Surprise
Surprise
0.00 %
Close